15 despesas mensais para cortar e economizar dinheiro

Publicado em: 02/04/2019

Poupar dinheiro nem sempre é fácil, mas é necessário para manter seu orçamento em ordem. 

Economizar dinheiro é uma das prioridades em muitos lares (pelo menos, deveria ser). Felizmente, existem inúmeras formas de reduzir as despesas mensais e ajudá-lo a incrementar sua poupança.

Qualquer pessoa que procura construir um pé-de-meia ou simplesmente poupar para compras específicas, entende a importância de guardar parte do salário.

Economizar todo mês pode ser bastante desafiador, especialmente se você tem uma renda baixa ou está acostumado a gastar. No entanto, existem diversas maneiras de poupar facilmente.

Descubra 15 despesas mensais para cortar e economizar dinheiro

Downsizing

Downsizing pode ser traduzido como redução de custos. O termo surgiu nos Estados Unidos na década de 1970 e é aplicado, principalmente, em organizações que almejam mudanças corporativas.

O objetivo central é construir uma empresa mais eficiente e capacitada, tendo como foco a máxima racionalização das despesas.

Porém, mesmo que o conceito tenha nascido nas corporações, o downsizing também pode ser adotado para poupar dinheiro em casa. Um caso bem prático é a economia no aluguel, muitos brasileiros pagam alugueis bem caros e que não condizem com a sua realidade financeira.

Até mesmo se você possui uma casa própria com uma capacidade maior do que sua necessidade, é possível poupar se mudando para um lugar menor e alugando sua casa para ajudar a pagar a hipoteca.

Contas de serviços públicos

As contas de serviços públicos são provavelmente as maiores despesas que as famílias têm que lidar. Entretanto, usando alguns truques simples, você pode reduzir significativamente suas contas mês após mês.

É possível economizar na fatura de água, luz, etc. através de atos básicos, como desligar as luzes quando não está no local, reaproveitar a água da chuva e retirar os aparelhos eletrônicos das tomadas.

Transportes públicos e privados

A melhor maneira para economizar dirigindo é não dirigindo! A maioria das pessoas preferem ter o seu carro próprio, mas o preço da gasolina está muito alto. Se você realmente precisa poupar seu dinheiro na estrada, recomendamos os transportes públicos.

Contudo, se você prefere mais conforto e praticidade, os transportes privados são a opção certa para você. Eles, que chegaram com tudo e estão dando o que falar, oferecem várias alternativas, como a escolha dos carros.

Outra possibilidade, que virou até um movimento social, é andar de bicicleta. Muitas cidades já estão cheias de ciclofaixas e é uma escolha, além de econômica, sustentável. A única desvantagem é o tempo de duração das viagens.

Despesas do carro

Se você tem o seu carro próprio, há muitas maneiras de economizar dinheiro nas despesas dele.

Tente usá-lo menos e conduza-o sempre de forma responsável. Mesmo seu carro tendo seguro, você, ainda sim, sairia no prejuízo se acontecesse uma batida, por exemplo.

Além disso, fique sempre atento às revisões. Caso aconteça algum problema no automóvel por falta de manutenção, você também terá que arcar com os custos.

Saiba comprar planos e seguros

É, de fato, essencial possuir plano de saúde, seguro de carro entre outros, mas saiba comprá-los. Pesquise todos os planos e seguros disponíveis no mercado e faça uma tabela comparativa.

Assim, você saberá qual o melhor para você e qual melhor se encaixa no seu bolso.

Se exercite sem ir a academia

Manter-se saudável é fundamental e fazer exercícios desempenha um papel importante nisto. No entanto, há várias formas de se exercitar gratuitamente: academias ao ar livre em praças, atividades físicas que você pode encontrar em sites ou aplicativos, etc.

Mas não exagere, pois sem um acompanhamento profissional fazer determinados exercícios não é recomendável.

Se você não curte muito esportes, então não pagar nada e ver seu orçamento equilibrado devem ser suas motivações no momento para se exercitar.

Cancele sua TV por assinatura

Há muitos serviços de streamings mais em conta que uma TV por assinatura e que podem te ajudar a economizar. Se você não para muito em casa, mais um motivo para cancelar.

Lembrando que ainda existem várias plataformas.

Reduza sua conta de telefone e celular

Outra maneira excelente de poupar dinheiro é reduzir suas contas de telefone e celular. Procure por uma operadora diferente ou simplesmente ligue para o seu e explique que, como um cliente fiel, você merece um desconto.

Ademais, você pode pensar em abandonar o telefone fixo, especialmente se você nunca usa. Alternativamente, veja se a sua operadora de celular poderia oferecer-lhe um telefone fixo gratuito.

Cozinhe em casa

Cozinhar em casa é uma economia de dinheiro enorme, pois você pode preparar refeições mais baratas, além de ser mais saudável.

Claro que algumas pessoas, por falta de tempo, só tem a opção de comer fora de casa. Mas existem muitos movimentos que ensinam como preparar comida para uma semana inteira! Basta procurar por vídeos na Internet.

Economize comendo fora de casa

Cozinhar em casa não significa que você deve sempre desistir de comer fora. Botar menos comida no prato, por exemplo, pode representar uma grande economia de dinheiro.

Procure, também, por restaurantes mais baratos, se você necessita se alimentar fora de casa muitas vezes durante a semana.

Momentos de lazer

Economizar dinheiro não significa que você vai se divertir menos. Por exemplo, antes de sair à noite, convide seus amigos para tomar uma bebida na sua casa, aí você começaria a noite gastando menos.

Se você costuma ir toda semana ao cinema, alterne com uma tarde/noite de filmes dentro de casa e você já iria economizar bastante.

Poupe dinheiro em viagens

Embora não seja uma despesa mensal típica, para viajar, você precisa investir bastante dinheiro.

Sempre procure por pacotes promocionais e faça uma tabela comparativa, como dito anteriormente. Dessa forma, você descobrirá qual melhor se encaixa no seu orçamento.

Cancele inscrições desnecessárias

Qual o melhor modo de economizar dinheiro do que parar literalmente de gastar?

Certas assinaturas pagas podem ter sido úteis no passado, mas hoje em dia você pode encontrar tudo o que você precisa, online e de graça.

Então, se você ainda paga por assinaturas de revistas ou jornais que acabam na lata de lixo, cancele-as urgentemente!

Pare de comprar coisas banais

A menos que você realmente precise de algo, evite comprar coisas apenas porque você quer. Sério, tem itens que estão pegando poeira na sua casa!

Sempre que você sentir o desejo de comprar algo, para e pense se você efetivamente necessita daquilo ou se você está gastando dinheiro somente por um desejo momentâneo.

Isto nunca é uma atitude saudável. Reflita algumas vezes antes de comprar alguma coisa.

Elimine maus hábitos e vícios

Você pode economizar demais apenas eliminando maus hábitos e vícios. Fumar e beber em excesso estão entre os piores de todos.

Eliminá-los ajudaria você a se tornar mais saudável e poupar bastante. Isso pode até ser difícil no começo, mas não é impossível.

Conclusão

Diante de todas essas despesas mensais que você pode cortar para economizar dinheiro, qual você terá mais dificuldade? No começo pode parecer muito difícil, mas não desista. Comece com as simples e vá aumentando o “nível”.

Uma dica bem interessante é você procurar pelo estilo de vida minimalista.

Por: Blog.Mobills

 

 

Curta a nossa Fanpage
Newsletter

Assine a nossa Newsletter