3 passos para aprender a lidar com compras por impulso

Publicado em: 07/03/2019

Uma das tarefas mais difíceis quando queremos melhorar nossa vida financeira é se livrar – ou diminuir – do consumo por impulso. Desde pequenos ouvimos que “dinheiro foi feito para gastar”, mas quando chegamos na vida adulta e temos os primeiros contatos com os boletos, vimos que não é bem assim que funciona.

Para lidar com esses impulsos, é preciso se conscientizar sobre sua situação financeira e, assim, avaliar o que pode e o que não pode fazer com seu dinheiro naquele momento. O site Finanças Femininas listou alguns passos para lidar com essa situação sem estresse. Confiras as dicas!

 

1. Tire um tempo antes de fazer a compra

Não ceda a todos os impulsos que você sente. Minha recomendação é tirar pelo menos 10 minutos antes de fazer a compra – mas o ideal é esperar um dia. Assim você consegue fazer uma pausa, mudar o foco de atenção (pode até ser checar os e-mails ou o Facebook), e ver se você ainda tem vontade de fazer aquela compra depois. Você descobre que muitas vezes você até esquece que queria comprar algo!

 

2. Avalie se a compra vale mesmo a pena

Depois de anotar e tirar um tempo, você ainda quer fazer aquela compra? Ótimo. Só não faça isso sem antes checar a sua conta bancária. Você pode fazer aquela compra? Você tem algo parecido no seu armário?

 

3. Veja como se sente depois do impulso

Uma forma impactante de aprender com erros e acertos é tirar um tempo depois de feita a compra para avaliar se ela, de fato, valeu a pena. Você usou a tal blusa? Ela combinou com as outras peças que você tinha no armário? Ou você deixou ela esquecida no armário. Olhando para estas questões, você vai aprender a reconhecer como se comporta diante de impulsos e a fortalecer sua disciplina.

Fonte Organizze Finanças Pessoais

Curta a nossa Fanpage
Newsletter

Assine a nossa Newsletter