6 dicas essenciais para guardar mais dinheiro em 2020

Publicado em: 13/01/2020

O novo ano se aproxima e, com ele, costumamos renovar nossas metas e objetivos – inclusive aqueles relacionados ao bolso. Guardar dinheiro em 2020, por exemplo, pode ser uma meta estabelecida por você e outros inúmeros brasileiros que desejam melhorar de vez a vida financeira.

Para alcançar este e qualquer outro objetivo, entretanto, é preciso planejamento e ação. Empenho e determinação completam a receita para o sucesso de quem deseja guardar dinheiro em 2020 e começar o ano com o pé direito rumo à sua liberdade financeira.

Mas como dar o primeiro passo? A seguir separamos 6 dicas essenciais para guardar mais dinheiro em 2020 e caminhar a passos largos em direção ao seu sucesso financeiro e a um futuro muito mais tranquilo.

Confira!

Controle o fluxo financeiro

A primeira dica para guardar mais dinheiro em 2020 e conquistar todos os seus objetivos financeiros é criar o hábito de controlar o seu fluxo financeiro. Na prática, é garantir que você saiba tudo o que entra e o que sai de dinheiro da sua conta todos os meses.

Pode parecer estranho, mas é grande o número de brasileiros que sequer sabe qual seu ganho e seu custo mensal. Sem este controle, é quase impossível manter as finanças em ordem e controlar o seu bolso.

Portanto, para entrar no próximo ano com o pé direito, considere começar a controlar o seu fluxo de dinheiro de maneira adequada. Anote e acompanhe cada crédito lançado em suas contas e cada débito realizado ao longo do tempo.

Nesta etapa, é fundamental não deixar de registrar nada. Até pequenos gastos diários devem ser considerados.

Categorize seus custos

Após iniciar o controle efetivo do seu dinheiro, a segunda dica é categorizar seus custos. Isso significa separar seus custos por categorias: aluguel, despesas com alimentação, despesas com filhos, custos de transporte, entre outros.

Cada gasto mensal deve fazer parte de uma categoria. Assim, você conseguirá não apenas organizar melhor suas despesas como também cortar custos com maior facilidade em caso de necessidade.

Estabeleça propriedades

Identificando as categorias que lhe trazem maiores e menores custos ficará mais fácil estabelecer prioridades e saber onde cortar.

Imagine, por exemplo, que você tenha um custo médio de R$ 1 mil mensais com refeições fora de casa – um custo que, na prática, poderia ser eliminado.

Caso seja necessário reajustar seu orçamento para fazer sobrar mais grana e guardar mais dinheiro em 2020, você conseguirá reduzir despesas com as refeições fora de casa – um item não tão prioritário, que oferece oportunidades para cortes.

Para fazer reduções em seu orçamento de modo a não impactar sua qualidade de vida e a qualidade de vida da sua família você deve estabelecer, portanto, prioridades. Pagamento do aluguel, luz e água, compras no supermercado e a escola das crianças, por exemplo, podem ser prioridade – e, consequentemente, sofrerão menos cortes.

Já o exemplo das refeições fora de casa, bem como despesas com lazer, TV a cabo, entre outras despesas menos urgentes podem ser reduzidas em prol de uma maior economia de dinheiro ao longo dos meses.

Defina metas

Agora que você já categorizou suas despesas e identificou as prioridades em seu orçamento, é o momento de definir metas. Afinal, é fundamental que você saiba onde está e para onde deseja ir quando o assunto é seu dinheiro, não é mesmo?

O ideal é que você estabeleça metas de curto, médio e longo prazo. Viajar com a família nas próximas férias, por exemplo, pode ser uma meta de curto prazo. Trocar de carro ou fazer um curso fora do país pode ser considerada uma meta de médio prazo.

Se, no entanto, você tem o sonho de comprar a casa própria e ter uma aposentadoria tranquila financeiramente, estas podem ser metas de longo prazo.

É imprescindível que você gaste algum tempo nesta etapa. Uma dica é reunir a família e falar sobre os objetivos e metas de cada integrante da família. Após estabelecidas as metas ficará muito mais fácil guardar mais dinheiro em 2020 para alcançar cada um destes planos.

Utilize um aplicativo financeiro

A quinta dica essencial para quem deseja guardar mais dinheiro em 2020 é utilizar um aplicativo financeiro. Afinal, a tecnologia existe para facilitar o nosso dia a dia – e não poderia ser diferente quando o assunto é cuidar do seu dinheiro!

Toda a sua vida financeira pode ser organizada de uma maneira simples e fácil, por meio de um aplicativo. Exemplo disso é o app Organizze, que oferece inúmeras ferramentas para organizar, categorizar e acompanhar seus ganhos e despesas.

Com ele, você consegue acompanhar suas contas e cartões em um único lugar e identificar para onde está indo o seu dinheiro todos os meses. Muito fácil, não é mesmo?

Você também pode utilizar o Organizze para definir suas metas e acompanhar a evolução do processo de guardar mais dinheiro em 2020 ao longo do tempo.

Invista seu dinheiro

Por fim, a última dica essencial para guardar mais dinheiro no próximo ano e ter sucesso em sua empreitada rumo à conclusão dos seus objetivos financeiros é investir seu dinheiro. Tenha em mente que os investimentos devem estar alinhados aos seus objetivos de curto, médio e longo prazo e ao seu perfil de investimento.

Assim, lembre-se sempre de alocar o dinheiro guardado ao longo do ano em produtos de investimentos que atendam às suas necessidades e seus objetivos. Crie uma carteira de investimentos diversificada e habitue-se a investir frequentemente.

Para incrementar seus aportes, além de economizar dinheiro, você pode considerar fazer uma renda extra aos finais de semana, por exemplo, e conseguir uma quantia maior para investir mês a mês.

Somente desta forma você conseguirá acumular mais dinheiro e aumentar seu patrimônio de maneira satisfatória ao longo dos anos.

Conclusão

Guardar mais dinheiro em 2020 e nos próximos anos é uma tarefa totalmente possível. Basta que você mantenha o controle total sobre o seu dinheiro, estabeleça prioridades e metas e invista seu dinheiro de maneira certa.

Seguindo estes passos ficará muito mais fácil obter êxito neste processo e construir um futuro de muita tranquilidade financeira para você e para sua família, seja em 2020 ou em qualquer outro ano a partir de agora!

E você, tem alguma outra dica para guardar mais dinheiro em 2020?

 

Por Organizze 

Curta a nossa Fanpage
Newsletter

Assine a nossa Newsletter