7 DICAS INFALÍVEIS PARA A COMPRA DO MATERIAL ESCOLAR!

Publicado em: 07/02/2018

AIAIAI, que loucura este momento!

Momento de deixar os pais de cabelos em pé, eles querem tudo novo, todas as novidades, as melhores marcas, os personagens da moda.

Vejam só, todos os anos a gente passa pelo mesmo perrengue, pelas mesmas dificuldades em driblar os pequenos, e ainda assim, cedemos, não é mesmo???

Eu me pergunto, mas de novo isto? Pois é, de novo, sabe porquê?

Porque amamos nossos pequenos e muitas vezes não conseguimos ter argumento suficiente para dizer NÃO!  Sabendo principalmente que eles se comparam aos amigos da escola.  Errado, certo??? Não sei, deixo a resposta para algum profissional qualificado, rsrs.

Pois bem, aqui quero deixar algumas dicas que eu utilizo para te ajudar nesta etapa.

1 – DOAÇÃO E DESCARTE

Aqui em casa tanto com Vinicius que hoje já é um adolescente de 15 anos tanto com Arthur, hoje com 8 anos, sempre procuramos conversar antes de ir as compras dos materiais.

No início de janeiro, faço uma faxina nos materiais do ano passado, separo os livros e cadernos, lápis de cor, canetas,  canetinhas, lápis, borrachas e apontadores, vejo o que pode ser doado e o que deve ser descartado. Só aí saímos para as compras.

2 – PESQUISA

Pesquisar é muito importante, existem itens com até 200% de diferença de preços.

Se você não tem tempo nem paciência de pesquisar ou enfrentar as lojas lotadas, procure um profissional especializado em pesquisar materiais escolares, além de fazer a pesquisa ele pode também fazer as compras para você.

3 – RECICLAGEM

Sabe aquelas pastas de elástico que voltam praticamente novas, estas eu reutilizo sempre que possível.

Lápis de cor, ahhhh, confesso que tenho uma caidinha por lápis de cor, adoro!!! Sempre ficava triste quando minha mãe dizia que tinha que reutilizar os que sobraram, HUMM, queria novos! Então por conta deste “trauma”, rsrs, eu compro uma caixa nova mas oriento que levem os antigos e use estes primeiros, desta forma eles sempre terão lápis novos. Até porque eles perdem lápis facilmente, então o novo estará lá, para reposição em caso de perda.

Ou então os usados ficam em casa no cantinho de estudo, não se misturam com os lápis da escola, usam somente para tarefas de casa ou para brincadeiras.

Canetinhas quase sempre voltam novinhas, então essas eu deixo a dica de revisar uma a uma e explicar que caso a tinta seque no decorrer do ano, compramos uma nova.

Apontadores, réguas, tesouras, mochila, lancheira, esses itens normalmente conseguimos reciclar.

Para agradar os pequenos uma dica é colar alguns adesivos dos personagens que eles gostam, assim muda o visual e eles ficam contentes com a nova aparência.

4 – IDENTIFICAÇÃO DO MATERIAL

É importante etiquetar todos os materiais, lápis por lápis, borrachas, pincel, apontador, tudo, tudo. O que não der para colocar etiquetas escreva mesmo que só as iniciais do aluno com caneta marca CD, é uma forma pratica de identificar os materiais.

5 – SUSTENTABILIDADE

Opte por comprar lápis feitos com madeira certificada. Esse tipo de lápis tem estampado no rótulo o selo FSC. Esse selo indica que o produto foi feito com madeira de manejo sustentável, cumprindo as legislações ambiental e trabalhista e não contribuindo com o desmatamento ilegal.

6 – CUIDADOS

Livros, apostilas e cadernos devem ser encapados com material indicado pela escola, caso a escola não exija, encape com papel contact transparente, isto faz com que os materiais fiquem protegidos e limpos durante todo ano.

Oriente as crianças a tomarem cuidado com as famosas “ orelhas “ em livros e cadernos, sem orelhas os livros podem ser doados ou até vendidos no próximo ano.

7 – CONSCIENTIZAÇÃO

Envolva as crianças no processo de compra, explique a relação custo benefício, use a questão da sustentabilidade, da reciclagem, compartilhe com seu filho a importância do consumo consciente.

Gostou? Leia e repasse estas orientações para seu filho, elas são importantes tanto para disciplina dele quanto para o bem-estar da família.

Por: Edilaine Grillo – Personal Organizer (Projeto Organiza Mirim)

Fonte: https://espacodiversaoearte.com.br  

Para ler a matéria complete acesse: https://espacodiversaoearte.com.br/7-dicas-infaliveis-para-a-compra-do-material-escolar/

Curta a nossa Fanpage
Newsletter

Assine a nossa Newsletter