Contas De Início De Ano: Como Se Organizar Financeiramente?

Publicado em: 24/01/2018

Todo ano a mesma história se repete. Passada a euforia e a alegria das festas, as contas começam a chegar. Para a maioria das pessoas, esse é o período do ano com maior volume de contas a pagar.

É a fase dos impostos como IPTU e IPVA, sem contar material escolar e matrícula para quem tem filhos pequenos.

Tem gente que é mais precavido e já vai se programando desde dezembro, guarda uma parte do 13° para essas despesas. Outras pessoas não guardam ou simplesmente não conseguem diante da condição financeira mesmo.

Então, como fazer para se organizar? Algumas dicas podem ajudar:

– Separe as contas e as organize por data e ordem de prioridade: dessa forma, você consegue ter uma visão geral do montante de contas e as datas de vencimento.

– Avalie os descontos: veja quais contas oferecem descontos se forem pagas à vista e avalie a possibilidade de quitá-las. Muitas vezes, um desconto de 5 ou 10% podem fazer uma boa diferença nas despesas totais.

– Adie os gastos desnecessários e outras tentações: ao mesmo tempo em que esse é o mês das contas, também é a época das promoções. Tente resistir à tentação de comprar coisas que não é urgente ou de necessidade imediata.

– Fuja de empréstimo e de juros: mesmo que fique apertado, não deixe as contas atrasarem para não ter que pagar os juros e nem entre em empréstimo para poder cobrir algum possível gasto.

O mais importante é ter em mente que a forma como você organizar suas finanças em janeiro, poderá refletir na sua vida financeira pelo restante do ano.

Fonte: Blog Guia Bolso

Curta a nossa Fanpage
Newsletter

Assine a nossa Newsletter