O que tirar como lição financeira com as olimpíadas rio 2016?

Publicado em: 18/08/2016

Olimpíadas 2016

Calma! Este não é um artigo feito para “malhar” as olimpíadas ou seus organizadores! Muito pelo contrário, apenas vale por força do calor do momento olímpico fazer um paralelo com nossos objetivos financeiros.

Para ser um atleta olímpico, antes de treinar, competir e quebrar recordes, em algum momento o atleta objetivou participar de uma olimpíada e ganhar uma medalha de ouro.  A nossa vida financeira segue o mesmo propósito, pois antes de formularmos um orçamento pessoal, pensarmos em aplicações e planilhas, precisamos ter claramente nossos objetivos financeiros definidos.

Ter um objetivo é diferente de sonhar. Por isso precisamos ser realistas em como buscar atingir nossas metas. Um maratonista não começou correndo 42 km mas já se imaginou no pódio no dia que correu seus primeiros 100 metros.  Qual é seu pódio financeiro: comprar a casa própria, trocar o carro, viajar, fazer uma faculdade, saldar suas dívidas, ter uma boa aposentadoria complementar?

Devemos focar em nossas metas e definir as escolhas necessárias para isto, para iniciarmos um planejamento. No atletismo ou natação, por exemplo, um atleta pode competir em mais de uma categoria de prova, mas não tem como participar de todas as modalidades olímpicas. Da mesma forma, identifique claramente quais são suas metas financeiras e decida quais são as mais importantes. Será que nos próximos 36 meses a compra do carro novo vai ser mais vantajosa do que a compra da casa própria? Dentro do mesmo exemplo, se trocarmos o fator tempo e mudarmos para 100 meses, será que não conseguiremos ter os dois objetivos alcançados?

O tempo é o maior aliado para alcançar nossos objetivos. Quanto mais tempo você tiver, maiores suas chances de alcançar o sucesso. Um jogador de futebol tem em média seu ápice na carreira aos 25 anos e nada impede que alguém  comece a praticar o esporte com 19 anos, mas as chances de ser um profissional serão menores se compararmos com quem começou a treinar com 10 anos.

Financeiramente é a mesma coisa:  uma vez definidos os objetivos e metas, quando mais cedo pouparmos e aplicarmos, mas chances teremos de êxito.

O sucesso e a perfeição vem por conta de duas palavrinhas:  Disciplina e planejamento! Se um atleta de tiro olímpico não possuir a disciplina diária e um plano com treinos rígidos, ficará cada vez mais distante do alvo. Na vida financeira idem: siga à risca seu orçamento com disciplina e afinco.

O importante é começar agora.  Em uma olimpíada todos os atletas já são vencedores pelo simples fato de estarem competindo, visto que são a elite de suas modalidades e colherão os louros desse esforço, aonde poucos levarão os símbolos máximos da vitória nas formas de bronze, prata e ouro. No decorrer de sua jornada pela busca dos seus objetivos financeiros, pode ser que não consiga ser um medalhista, pois vários fatores podem incidir nesta trajetória, mas com certeza terá segurança financeira o que vai gerar um futuro mais tranquilo para você e sua família.

Fonte: Consiglieri

Curta a nossa Fanpage
Newsletter

Assine a nossa Newsletter