O TEMPO ESTÁ PASSANDO MAIS DEPRESSA?

Publicado em: 06/09/2017

Quantas vezes não temos a impressão de que o tempo está voando? Se fizer uma rápida pesquisa no Google, verá que são muitas as hipóteses para essa sensação, mas a meu ver o que faz mais sentido está relacionado à quantidade de informações que recebemos atualmente.

Com todas as mídias disponíveis e as redes sociais, nosso sentimento é de impotência por não nos mantermos informados de tudo, ou seja, fazemos mais coisas ao mesmo tempo e por isso estamos mais ocupados.

A sensação parece mudar também de acordo com a idade de cada pessoa. Para um adolescente chegar aos 18 anos pode levar uma eternidade – afinal, os seis ou sete anos de diferença correspondem 50% do tempo já vivido por esse jovem.

Já para quem está na casa dos 60 anos, os mesmos seis anos representam apenas 10% de sua vida. Por isso a sensação de que o tempo está voando fica mais forte à medida que ficamos mais velhos.

Como o crescimento da longevidade é um fato, pois a medicina e a melhora gradual dos índices de desenvolvimento humano (IDH) estão corroborando para uma vida longa e saudável, por mais acelerado que o tempo pareça passar, na verdade ficaremos mais tempo vivos e necessitaremos de mais recursos para nossa manutenção.

Na década de 40, a expectativa de vida do brasileiro era de 43 anos. Hoje, a média é de 75 anos e em breve as crianças nascerão com perspectivas de viver mais de 85. Segundo dados do IBGE, os idosos no Brasil correspondem a 12% da população, mas a previsão é que essa proporção chegue a 29% até 2050.

Isso mostra que precisamos pensar em fontes complementares de renda, provenientes dos recursos acumulados ao longo de uma vida de trabalho: aplicações, aluguéis ou então um plano de previdência complementar.

Quanto mais cedo fizer o seu planejamento financeiro e previdenciário, mais seguro estará para a longevidade que lhe aguarda, mas seja rápido: enfim parece que o tempo está voando.

*Marcelo de Amoêdo é consultor de empresas e de investimentos, associado a Consiglieri Europe Revisori e Consulenti Integrato.

www.consiglieri.com.br

Curta a nossa Fanpage
Newsletter

Assine a nossa Newsletter