QUAL A DIFERENÇA ENTRE POUPAR, ECONOMIZAR E INVESTIR?

Publicado em: 11/07/2018

Você já deve ter ouvido falar sobre educação financeira e controle financeiro várias vezes por aqui, não é? Provavelmente, já sabe que para ter as finanças em dia precisa manter o equilíbrio entre quanto você ganha e quanto gasta no mês.

Essa realmente é a melhor saída para você não ficar com a conta no vermelho. Mas, mais do que apenas gastar menos do que recebe, é importante entender a diferença entre economizar, poupar e investir.

Você sabe realmente definir cada uma dessas etapas? Se não, não se desespere. Vou te explicar isso agora mesmo. Confira:

 

Como economizar dinheiro?

De forma resumida, posso dizer que economizar é: não gastar dinheiro desnecessariamente. Sabe quando você volta pra casa triunfante depois de ter passado a tarde no shopping e conseguido fugir das tentações da vitrine? Pois então, é basicamente isso.

Também dá para saber como economizar dinheiro em outras situações: quando você se mantém fiel à lista de compras no supermercado ou quando sai com os amigos e paga uma conta que não maltrata seu bolso.

O mais importante aqui é entender quando economizar vale mesmo a pena. Soou confuso agora? Bem, imagine que você foi a uma loja em liquidação e comprou várias peças de bebê no tamanho para recém-nascido (RN).

Digamos que cada peça custou 1 real. Esse valor realmente compensa muito se for um produto de qualidade. Mas quem já teve bebê sabe que peças de recém-nascido perdem rápido, isso quando o bebê chega a usar pois alguns nascem grandões e já pulam para o tamanho P ou M.

No fim das contas, você economizou, mas não necessariamente fez um bom negócio. Afinal, comprou mais do que era necessário e está correndo um sério risco de ficar com essas peças encalhadas no armário. Por isso, lembre-se: a melhor forma de economizar é pagar um preço mais em conta, mas sempre comprar apenas aquilo que é importante.

 

Como poupar dinheiro?

Muita gente se confunde bem aqui, pois não sabe dizer ao certo qual a diferença entre economizar e poupar. Você já entendeu o conceito de economizar logo aqui em cima, então agora é hora de explicar o que é poupar.

Poupar dinheiro significa, basicamente, guardar uma parte do que ganha. Mas não vale poupar no supermercado e depois usar esse dinheiro para pagar a conta do barzinho. Nesse caso, podemos dizer que você economizou.

Para realmente poupar, você deve guardar o dinheiro. Pense no sentido mais básico da palavra: é como se você estivesse poupando seu dinheiro do “sofrimento” de ser gasto à toa. Mas será que isso é o bastante? Entenda aonde quero chegar a seguir.

 

Como investir dinheiro?

Você economizou, poupou e agora acha que acabou? Nada disso. Há uma outra parte da missão que é tão importante quanto resistir à tentação de comprar mais uma calça jeans: investir.

Pense só no desperdício de deixar seu dinheiro parado no cofrinho, depois de tanto esforço para não fugir do orçamento. Triste, né? O melhor caminho é juntar uma grana legal (de acordo com a sua realidade) e investir para vê-la se valorizando de verdade.

Não vá pensando que ter sucesso nos investimentos é coisa só de gente rica. Hoje em dia, investir está ao alcance de todos. Não necessariamente você precisa aplicar muitas cifras para se dizer um investidor. Investir tem a ver com colocar seu dinheiro para trabalhar por você, independente de quanto seja.

Muita gente chega nessa etapa e coloca o dinheiro na poupança. De fato, a caderneta é uma opção para a maioria dos brasileiros, por ser segura e bem fácil de usar. Mas sabia que existem outras alternativas também muito seguras e práticas? E o melhor: que entregam um retorno bem mais interessante.

Por isso é tão importante estar aberto para aprender sempre. O aprendizado constante é a chave para encontrar boas oportunidades para valorizar seu dinheiro e continuar economizando, poupando e, principalmente, investindo.

Por: 

Fonte: Organizze

 

Curta a nossa Fanpage
Newsletter

Assine a nossa Newsletter