SEGURO DE VIDA E PREVIDÊNCIA PRIVADA SÃO A MESMA COISA?

Publicado em: 13/04/2018

No mercado financeiro existem diversos produtos e todos tem uma função especifica quando o tema é planejamento financeiro, ou seja, seguro de vida individual e previdência privada não são a mesma coisa.

Ambas ferramentas são indicadas para um planejamento de longo prazo, sendo que os produtos de previdência têm por objetivo a aposentadoria, permitem a escolha entre os regimes tributários progressivo ou regressivo e a redução da base tributável em até 12%, quando o Imposto de Renda (IR) é declarado na modalidade completa. Utilizam fundos de investimento especiais, nos quais não incide o come-cotas, que uma cobrança semestral de IR prevista na maioria dos fundos de investimento convencionais e que diminui a rentabilidade no longo prazo.

Já os seguros de vida individuais, objetivam proteger a condição financeira dos beneficiários no caso da falta precoce e inesperada do titular, ou a condição financeira do próprio segurado, em situações como uma invalidez acidental, doença grave e internações hospitalares. Por isso, não são e nem devem ser confundidos com previdência.

Resumidamente a previdência privada está voltada estão voltados para acumulação de patrimônio e uma aposentadoria mais confortável, já o seguro de vida é importante para fins sucessórios ou para ajudar o segurado e sua família em momentos de infortúnio.

Podemos dizer então que ambas ferramentas são complementares e importantes em um planejamento financeiro pessoal e familiar.

*Marcelo de Amoêdo é consultor de empresas e de investimentos, associado a Consiglieri Europe Revisori e Consulenti Integrato. www.consiglieri.com.br.

Fonte: www.consiglieri.com.br

Curta a nossa Fanpage
Newsletter

Assine a nossa Newsletter