Nova cesta de compras do brasileiro na pandemia tem mais itens de supermercado

Publicado em: 13/08/2020

Fonte: Valor Investe, por Naiara Bertão

Foto: Valor Investe/ Getty Images

Ainda é cedo para sabermos que hábitos dos consumidores de fato vão mudar com a pandemia, mas os dados já nos mostram como eles se comportaram no decorrer dela. Um estudo da startup de gestão financeira pessoal Mobills mostra que os brasileiros andaram gastando bem mais com compras em supermercado do que antes.

O levantamento aconteceu entre os dias 2 e 13 de julho e contou com mais de 2 mil usuários da plataforma, de 18 a 60 anos, de todos os estados brasileiros. Três quartos deles (74,5%) responderam que gastaram mais com mercado nos últimos dois meses.

A segunda despesa que pesou mais do que antes no orçamento foram as contas de água, energia e gás – 47% responderam que tiveram aumento de gastos com os boletos domésticos nos últimos dois meses.

Quando perguntado quais categorias os respondentes da pesquisa diminuíram os gastos nos últimos dois meses se destacam as respostas para: Lazer (66%), Vestuário (55%), Viagem (54%), Restaurante (52%) e Transporte (52%).

Em relação às compras on-line, 45,1% dos participantes da pesquisa afirmaram que compraram mais pela internet, enquanto 29,8% mantiveram os gastos. Apenas 25,1% dos respondentes reduziram essas despesas.

Quando perguntado sobre em quais categorias os respondentes compraram on-line nos últimos dois meses se destacam: supermercado (26%), livros (23%), eletroeletrônicos (22%), roupas casuais (19%), produtos de beleza e autocuidado (18%), eletrodomésticos (16%), games para jogar on-line e/ou videogames (15%) e material de construção e/ou decoração (13%).

Em geral, nos três meses de enfrentamento da pandemia no Brasil, 41,2% dos respondentes ainda estão enfrentando um momento delicado em relação às finanças pessoais, sendo que 7% tiveram suas receitas totalmente perdidas e 34,2% parcialmente reduzidas.

Curta a nossa Fanpage
Newsletter

Assine a nossa Newsletter