Os novos 20: o que muda após os 30 anos!

Publicado em: 28/06/2021

Fonte: Blog do Anselmo Santana, por Anselmo Santana

Pessoas que estão em idade ativa devem, apesar de bastante novas, já olhar para o futuro! Desde a Reforma da Previdência, tornou-se fundamental ‘preparar o terreno’ para a aposentadoria e para as modificações que, sabemos, serão inevitáveis.

A previdência privada é uma alternativa inteligente e viável para quem deseja ter uma segunda fonte de renda na aposentadoria – o que é, sem dúvidas, bastante recomendável. Dessa maneira, será possível driblar as adversidades econômicas e manter um bom padrão de vida após anos de trabalho e dedicação.

Curiosamente, vivemos em uma sociedade que é obcecada pela juventude. Acreditamos que os nossos melhores anos são aqueles nos quais estamos crescendo, quando o nosso corpo ainda está se desenvolvendo ou quando começamos aprender as minúcias do mercado de trabalho.

Não nos leve à mal; ser jovem é ótimo. É a época em que a nossa disposição está no auge, em que conseguimos aprender e lidar melhor com a necessidade de ser multi-tasking e, claro, em que desenvolvemos as habilidades que nos tornarão excepcionais no futuro.

Apesar disso, há muita beleza e muita coisa para ser feita a partir dos 30 – que, ao contrário do que podem ter vendido para você, não é o fim do mundo. Nunca há fim do mundo quando estamos vivos e dispostos a viver!

Apostamos que você conhece pelo menos uma dúzia de senhores e senhoras que são apaixonados pela vida e absurdamente jovens – porque, no fim, isso não tem nada a ver com idade.

Se você está passando pela crise dos 30 ou já está vivendo essa década mágica, confira o conteúdo que preparamos para você a seguir.

O que muda depois dos 30?

Poderíamos dizer ‘nada’, mas isso não seria inteiramente verdadeiro. O corpo passa por algumas modificações significativas, como perda de colágeno, aumento da gordura corporal e, para as mulheres, aproximação da diminuição da capacidade fértil.

Isso não significa, porém, que essas coisas não sejam confortáveis.

Boa alimentação, prática constante de atividade física, ingestão de água frequente, parceria com um bom dermatologista, seis a (preferencialmente) oito horas de sono por noite e hábitos saudáveis em geral contribuem para que não sintamos o passar dos anos de maneira dolorosa.

Na verdade, a tendência é que você não sinta nenhuma dor com a passagem do tempo se você se preocupa em cuidar do seu corpo e da sua mente. Estamos verdadeiramente saudáveis quando as duas coisas estão equilibradas. O resto é o resto.

Se você tem se sentido muito estressado ou sedentário, é a hora de mudar isso. Quanto mais cedo você começar, mais cedo fortalecerá os seus músculos e ossos, aumentará o seu metabolismo e conseguirá retardar os efeitos do tempo. Comece agora! Não tem problema se você não começou antes.

Precisamos urgentemente nos livrar da ideia de que amadurecer e envelhecer nos fazem menos capazes, interessantes ou ‘nós’. Isso é um erro crasso. Quanto mais experiências vivemos, mais descobrimos quem somos e mais estamos capacitados para apresentar a nossa verdade ao mundo.

Coisas que apenas os 30 anos fazem por você

Comentamos no início do artigo que, durante a década dos 20 anos de idade, começamos a desenvolver a nossa percepção de mundo, criamos repertório para lidar com as pessoas e descobrimos como funciona o mercado de trabalho.

É nessa fase, também, que começamos a criar uma reputação dentro da nossa área. É natural que, entre os 20 e 25, você tenha que passar por alguns processos difíceis, troque de empresa algumas vezes ou questione se fez a escolha certa.

A partir dos 30, é mais comum que você já tenha passado por algumas crises – elas vão fazer parte da sua vida inteira, então aproveite a viagem – e consiga lidar melhor com as suas questões. Na dúvida, faça terapia. Isso é muito importante.

Além disso, a sua terceira década de vida possivelmente vem com cerca de uma década de trabalho constante. Com esse tempo inserido no mercado, é possível que você já tenha um nome pelo qual zelar (e é possível que esteja sendo sondado por empresas que você nem imagina).

Se você souber aproveitar todas as oportunidades que vierem, sem a necessidade de se colocar para baixo por algo tão natural quanto envelhecer, conseguirá viver a sua vida com o máximo de alegria, satisfação e o mais importante: respeito por você e pela sua jornada.

 

Curta a nossa Fanpage
Newsletter

Assine a nossa Newsletter