Três dicas para você sentir mais segurança e começar a investir em 2021

Publicado em: 18/01/2021

Fonte: UOL Economia, Descomplique, por Júlia Mendonça

Foto: UOL Economia

Já estamos em 2021 e quero que este seja o melhor ano da sua vida financeira! Para alcançar isso, um dos primeiros passos que você precisa dar é perder o medo e começar a investir. Tem muita gente que já consegue guardar dinheiro todos os meses, já sabe tudo o que precisa fazer para investir, conhece os riscos, mas adia o primeiro investimento.

Isto é bastante normal: muitas pessoas, quando chegam na hora de investir, acabam congelando. Tem medo, ficam enrolando, nunca passam o dinheiro para a corretora. Então, hoje vamos desbloquear tudo isso. Vou dar a você o passo a passo para começar de vez a destravar e começar fazer sua grana multiplicar cada vez mais.

A confusão faz parte

É importante saber que a confusão faz parte do aprendizado e vejo isso acontecer muito com os investidores iniciantes. Ficam perdidos no meio de tanta informação, não sabem se devem investir em ações, fundos imobiliários, debêntures. Fazer desse jeito está longe de ser o ideal.

Você precisa seguir um método que o faça progredir aos poucos nos investimentos. Comece na renda fixa, montando sua reserva de emergência e entendendo com funcionam os investimentos, e aos poucos comece na renda variável. Siga um método para investir e não pule etapas. Fazendo dessa forma, você garante que não arrisca mais do que pode aguentar no seu perfil de investidor e investe de forma mais segura.

Tudo bem ter medo

Se o seu medo é passar sua grana para uma corretora de valores, fique tranquilo. As corretoras de investimento são extremamente regulamentadas e possuem diversos mecanismos de proteção ao investidor.

Mesmo se houver a falência da corretora de valores, o dinheiro que está investido não é perdido. Se você tem ações, elas ficam registradas em seu CPF em centrais de custódia. Isso significa que, se a sua corretora falir, você só precisa custodiar suas ações em uma nova corretora e não perde seu dinheiro.

É importante saber que caso você tenha dinheiro parado na conta da corretora e esta for à falência você pode perder essa grana. Existem algumas exceções para essa regra, porém, na maior parte dos casos o prejuízo pode acontecer.

Tem segurança

Nos investimentos de renda fixa com os LCIs, LCAs e CDBs, seu dinheiro fica protegido pelo FGC. Ele garante que caso o banco ou instituição financeira que emitiu seu título de renda fixa vá à falência, você receba até R$ 250 mil de volta. Investir está mais seguro do que nunca. Aproveite o ano novo par estudar e fazer a primeira aplicação. Logo estará animado para atingir maiores rentabilidades e continuar com os seus planos.

Júlia Mendonça é formada em comércio exterior pela Universidade Positivo. Atuou como planejadora financeira entre 2015 e 2018. Especialista em orientação e planejamento financeiro pessoal, é coach e consultora de finanças, pós-graduada em investimentos, finanças e banking. É influenciadora digital no nicho de finanças e investimentos em um dos maiores canais do assunto na área do Brasil.

Curta a nossa Fanpage
Newsletter

Assine a nossa Newsletter